Arquivo

Maio de 2011: A Amnistia Internacional completa no dia 28 de Maio meio século sobre a sua fundação, em 1961, momento maior da luta contra todas as opressões e pelos direitos humanos. Tudo o que desde então fez, fala pela imagem de imparcialidade e independência que hoje tem no mundo.Para comemorar a data, e ainda a da fundação da Amnistia Internacional Portugal, no mesmo mês, mas em 1981, o Grupo 19, fundado por sua vez há 22 anos, inaugura no dia 14, na Vila Alda – Casa do Eléctrico, em Sintra, a Exposição Colectiva de Pintura 50 Anos, 50 Quadros, em que participam 22 pintores.A iniciativa, apoiada pela Câmara Municipal de Sintra, será precedida de uma sessão solene, às 17h, que contará com a presença do vice-Presidente da CMS, dr. Marco Almeida, em que se lembrará o porquê do aparecimento da AI e o seu trabalho, e como Portugal e o mundo continuam – infelizmente – a precisar dela.

“Abra o seu jornal num qualquer dia da semana e encontrará um relato de alguém que foi preso, torturado ou executado, num qualquer sítio do mundo, por as suas opiniões ou a sua religião serem inaceitáveis para o governo do seu país. […] O leitor do jornal fica com um revoltante sentimento de impotência. E, no entanto, se estes sentimentos de revolta por todo o mundo puderem unir-se numa acção comum, algo eficaz pode ser feito”, escreveu Peter Benenson, no Observer, no artigo fundador da AI.


No quadro das mesmas celebrações, a Amnistia Internacional Portugal – Grupo 19 promove ainda duas conferências, Os Direitos Humanos como Pressuposto da Felicidade, pela Professora Doutora Helena Águeda Marujo, no dia 21, e Os Direitos Humanos em Portugal do 25 de Abril à Actualidade – Evolução e Percalços, pelo Bastonário da Ordem dos Advogados, dr. António Marinho Pinho, no dia 28, no mesmo espaço, às 18h.

No dia 25 de Junho, a estrutura sintrense desta organização de direitos humanos fará leiloar 24 quadros oferecidos pelos pintores participantes, sensíveis às dificuldades das estruturas activistas da AI em levar tão longe e com a firmeza possível o seu combate pelos direitos, liberdades e garantias inerentes a todos os seres humanos, onde quer que nasçam e seja qual for a sua condição.Para todos os momentos destas comemorações estão convidados todos os cidadãos para quem a indignação é muito mais do que um direito – é uma acção urgente, porque no momento em que lemos estas linhas alguém no mundo foi preso, torturado ou morto, apenas por ter exercido os seus direitos.

IX Mostra de Documentários sobre Direitos Humanos: A Amnistia Internacional Portugal – Grupo 19, em colaboração com o Centro Cultural Olga Cadaval, promoveu a realização, entre os dias 10 e 12 de Dezembro de 2010, da IX Mostra de Documentários sobre Direitos Humanos, com o objectivo de sensibilizar a comunidade para a necessidade de promoção e defesa dos Direitos Humanos. Durante três dias foram exibidos documentários, alguns deles inéditos, sobre temas distintos, realizados em diversos países, com o intuito de fornecer uma perspectiva alargadas sobre alguns dos desafios que se colocam aos Direitos Humanos na actualidade. [Mais informações]

Marcelino Nguema e Santiago Asumu libertados na Guiné Equatorial! A Amnistia Internacional Portugal – Grupo 19 anuncia que dois dos prisioneiros de consciencia que trabalhava, Marcelino Nguema Esono e Santiago Asumu, da Guiné Equatorial, foram libertados. Ambos tinham sido absolvidos da acusação de “agressão e terrorismo”, mas de novo julgados e condenados, num claro atropelo às leis internacionais e do próprio país. [Mais informação]

Garay Libertado! 30/03/2010:  O peruano Carlos Garay, prisioneiro de consciência adoptado pela Amnistia Internacional, foi libertado. O Grupo 19 da AI Portugal pede a todos os seus activistas e simpatizantes que suspendam o envio de cartas a exigir a sua libertação e agradece a todos os que se envolveram nesta campanha. Obrigado a todos.

Grupo 19 exige libertação de sete prisioneiros de consciência na Guiné-Equatorial: A Amnistia Internacional Portugal – Grupo 19 adoptou dois novos prisioneiros de consciência da Guiné Equatorial. Os novos adoptados são Marcelino Nguema e Santiago Asumu, membros da União Popular (UP), um partido da oposição ao regime do Presidente Teodoro Obiang, injustamente presos depois de julgados e absolvidos da acusação de “agressão e terrorismo”. Ambos foram detidos nos dias a seguir a uma alegada tentativa de assalto do Palácio Presidencial, em Malabo, em 17 de Fevereiro de 2009. Declarados inocentes, as autoridades mantiveram-nos mesmo assim presos e em regime de total incomunicabilidade com o mundo exterior. O processo de adopção de Nguema e Asumu é o segundo desde Abril, quando a Amnistia Internacional Portugal – Grupo 19 chamou a si os casos de Gerardo Mangue Offeso, Bonifacio Nguema Ndong, Cruz Obiang Ebele, Emiliano Esono Micha, Gumersindo Ramírez Faustino y Juan Ecomo Ndong, todos membros do Partido Progressista da Guiné Equatorial, detidos entre Março e Abril de 2008 sem mandato judicial suficiente. [Saiba mais]

Concentração de apelo ao respeito pelos Direitos Humanos em Angola: O Grupo 19 esteve presente na concentração realizada a 25 de Maio frente ao Consulado de Angola em Portugal. A República de Angola é, desde a conquista da paz, um país em franca expansão económica. Contudo, acentuam-se as desigualdades, as limitações das liberdades individuais, a corrupção e tantas outras violações dos Direitos Humanos, apesar dos padrões internacionais de Direitos Humanos terem sido aceites como compromisso pelos governantes deste País.Estes compromissos não estão a ser respeitados. A par do desenvolvimento económico tem que ter lugar o estrito respeito dos Direitos Humanos de todos e de cada um. Um país só é verdadeiramente desenvolvido quando nele os cidadãos são livres e iguais em dignidade e direitos. Angola é o actual "El Dorado" do investimento e dos negócios. Muitos são os que fecham os olhos às violações dos Direitos Humanos, alimentando circuitos de corrupção, de abuso e de branqueamento. Angolanos ou não, somos todas da família Humana. Violados os seus direitos, são violados os de todos nós. A AI escolheu o dia 25 de Maio – o Dia de África – para promover uma petição para pôr termo aos desalojamentos forçados em Angola. [Mais imagens aqui]



Banca na I Mostra da PAACS: O Grupo 19 participou na I Mostra de Actividades Culturais que a Plataforma das Associações e Agentes Culturais de Sintra (PAACS) realizada no dia 2 de Maio, no Largo da Feira de S. Pedro de Penaferrim, em Sintra.O Grupo 19 aproveitou a iniciativa para mostrar os 25 anos da Amnistia Internacional Portugal, divulgar causas e promover acções em curso a favor de prisioneiros de consciência adoptados, nomeadamente de prisioneiros de consciência da Guiné-Equatorial, para os quais trabalha pela libertação incondicional e imediata.

Concentração de apelo ao respeito pelos Direitos Humanos em Angola: A República de Angola é, desde a conquista da paz, um país em franca expansão económica. Contudo, acentuam-se as desigualdades, as limitações das liberdades individuais, a corrupção e tantas outras violações dos Direitos Humanos, apesar dos padrões internacionais de Direitos Humanos terem sido aceites como compromisso pelos governantes deste País. Estes compromissos não estão a ser respeitados. A par do desenvolvimento económico tem que ter lugar o estrito respeito dos Direitos Humanos de todos e de cada um. Um país só é verdadeiramente desenvolvido quando nele os cidadãos são livres e iguais em dignidade e direitos. Angola é o actual "El Dorado" do investimento e dos negócios. Muitos são os que fecham os olhos às violações dos Direitos Humanos, alimentando circuitos de corrupção, de abuso e de branqueamento. Angolanos ou não, somos todas da família Humana. Violados os seus direitos, são violados os de todos nós. Escolhemos, pois, o dia 25 de Maio – o Dia de África – para nos manifestarmos perante os representantes da República de Angola em Portugal.

Junte-se a nós dia 25 de Maio pelas 17h em frente do Consulado Geral de Angola em Lisboa (Rua Fradesso Silveira, Bloco E, Complexo Alcântara Rio, Lisboa). A AI terá disponível para assinatura no local uma petição para pôr termo aos desalojamentos forçados em Angola. Os problemas que afectam os Angolanos afectam a todos! Junte-se a nós por uma Angola mais justa!

Banca na I Mostra da PAACS: O Grupo 19 vai participar na I Mostra de Actividades Culturais que a Plataforma das Associações e Agentes Culturais de Sintra (PAACS) realiza no dia 2 de Maio, no Largo da Feira de S. Pedro de Penaferrim, em Sintra. O Grupo 19 vai mostrar os 25 anos da Amnistia Internacional Portugal, divulgar causas e promover acções em curso a favor de prisioneiros de consciência adoptados, nomeadamente de prisioneiros de consciência da Guiné-Equatorial, para os quais trabalha pela libertação incondicional e imediata. A mostra junta algumas dezenas de associados da PAACS e outras associações e entidades culturais e contra com o apoio da junta de freguesia local. Além dos stands, o programa inclui concertos, palestras e outras actividades culturais. Mais informações: http://www.paacs.pt.

25/03/2010: O Grupo 19 da Amnistia Internacional Portugal está preocupado com a segurança do chefe indígena Babau, da sua família e da comunidade Tupinambá da Serra do Padeiro, no Brasil. Saiba mais sobre o caso e ajude-nos enviando as cartas indicadas nesta Acção Urgente.



Solidariedade com Aminetu Haidar: o Grupo 19 participou nas duas vigílias de solidariedade com Aminetu Haidar, realizadas em Lisboa a 3 e a 15 de Dezembro junto ao Consulado de Espanha e ao Centro Jean Monet. A defensora sariana ocidental dos direitos humanos esteve 32 dias em greve de fome no aeroporto de Lanzarote, num protesto contra as autoridades marroquinas, até ser finalmente autorizada a regressar à sua terra natal, no Sahara-Ocidental, região ocupada por Marrocos desde 1975. [Actualização].

Liberdade para Carlos Garay: as autoridades peruanas devem libertar imediatamente Carlos Garay, 36 anos, a cumprir uma pena de prisão por alegado envolvimento com o grupo armado de oposição Sendero Luminoso. A Amnistia Internacional adoptou o condenado como preso de consciência. O Grupo 19 é uma das estruturas locais do movimento de Direitos Humanos que trabalham sobre o caso. Ajude-nos!.

Por ocasião do Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial a 21 de Março, a Amnistia Internacional (AI) dirige-se a todos os Estados Membros da União Europeia (UE) advertindo-os para a necessidade de pôr em prática medidas capazes de assegurar um fim para todas as leis e práticas de discriminação racial. Além disso, a Amnistia Internacional congratula-se com a designação do ano 2007 como o “Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para todos”, como um reconhecimento de que a discriminação na UE vai para além do racismo. Clique para saber mais.

O Projecto "Um Milhão de Rostos" será a maior petição visual alguma vez realizada. A Amnistia Internacional, a OXFAM e a IANSA estão a recolher fotos e auto-retratos de pessoas de todo o mundo para demonstrar aos governos que é preciso uma acção urgente e efectiva para controlar o comércio de armas. A nossa meta é recolher um milhão de rostos até 2006 como uma poderosa mensagem visual de apoio à Campanha "Controlar as Armas". Nessa altura usaremos este movimento maciço de pessoas para persuadir os governos de todo o mundo a assinar um Tratado Global de Comércio de Armas. Saiba mais aqui.

Continua a decorrer a Campanha mundial da Amnistia Internacional contra a violência sobre as mulheres. Segundo um estudo baseado em 50 inquéritos de todo o mundo, pelo menos "uma em cada três mulheres foi agredida, obrigada a manter relações sexuais ou sujeita a outro tipo de abuso", e, "em geral, o autor dos abusos é um familiar ou conhecido".

20 de Novembro: Dia Universal da Criança: Os conflitos armados proliferam em todo o mundo, aumentando o número de crianças expostas à brutalidade da guerra. Com as novas armas, mais leves e fáceis de disparar, é mais fácil armar as crianças. Em todo o mundo, mais de meio milhão de crianças e jovens, rapazes e raparigas com menos de 18 anos, são recrutados quer por forças armadas governamentais, quer por grupos paramilitares e milícias civis. Da República Democrática do Congo ao Myanmar, passando pela Turquia e pelo Uganda, este desastre ocorre em mais de 85 países. Muitas destas crianças – algumas com menos de 10 anos – são frequentemente recrutadas ou raptadas para integrarem os exércitos e já testemunharam ou tomaram parte em actos de violência inimagináveis, muitas vezes contra as suas próprias famílias ou comunidades. Estas crianças estão expostas a situações de grande perigo e de sofrimento extremo, tanto físico como psicológico. São facilmente manipuláveis e encorajadas a cometerem actos graves, que muitas vezes não estão aptas a compreender. Muitas das raparigas-soldado além de lutarem nas frentes de batalha, ainda são usadas como escravas sexuais. A Amnistia Internacional faz parte da Coligação Internacional para Acabar com o Uso de Crianças Soldado. Além de combater este flagelo, a Coligação pretende alertar os governos de vários países para a necessidade de criar programas de reabilitação física e psicossocial, combinando os últimos desenvolvimentos sobre psicologia infantil com ritos e costumes tradicionais. Actue agora para ajudar as crianças-soldado!

O Grupo Local Portugal 19 - Sintra da Amnistia Internacional, em colaboração com o Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Sintra, organizou entre 9 e 11 de Dezembro de 2004 a VII Mostra de Documentários sobre Direitos Humanos, que decorreu na Escola Secundária Matias Aires, no Cacém. A sessão de encerramento teve lugar a 11 de Dezembro na Casa da Juventude da Câmara Municipal de Sintra, nas Mercês, com a exibição de "Deadline", documentário norte-americano de 2004 que relata o processo que conduziu à comutação, pelo Governador George Ryan do Illinois, de mais de centena e meia de sentenças capitais em penas de prisão perpétua, em 2002. Seguiu-se um debate no qual se procurou reflectir sobre pena de morte, prisão perpétua e os direitos e a vida dos prisioneiros em geral.

Acção «Israel e os Territórios Ocupados, e a Autoridade Palestiniana»: As crianças Palestinianas e Israelitas continuam a ser mortas, vítimas de políticas e práticas de adultos que demonstram absoluta indiferença pelo mais fundamental direito humano, o direito à vida. Nos últimos 4 anos, desde que ocorreu a explosão da revolta Palestiniana (intifada), mais de 550 crianças Palestinianas foram mortas pelo exército Israelita, e mais de 100 crianças Israelitas foram mortas por grupos armados Palestinianos. Nos primeiros 10 meses deste ano foram mortas 150 crianças Palestinianas e 8 Israelitas. ACTUE JÁ PARA ACABAR COM A MORTE DE CRIANÇAS!

Elementos do Grupo 19 participaram no 5º Campo de Trabalho "Vamos defender os Direitos Humanos", que decorreu de 28 de Outubro a 1 de Novembro, no Centro de Férias INATEL, na Foz do Arelho. Este Campo de Trabalho organizado pela Secção Portuguesa da Amnistia Internacional contou com a participação de carca de 100 jovens dos 15 aos 18 anos. O Grupo 19 esteve representado por dois monitores e duas estudantes.

No âmbito do trabalho desenvolvido pelo Grupo 19 ao longo dos últimos 9 anos em prol da libertação de Mordechai Vanunu, o grupo realizou uma vigília nas imediações da Embaixada de Israel em Lisboa, para comemorar a libertação de Mordechai Vanunu, 6413 dias depois de ter sido raptado a 30/09/1986. Apesar do momento ser de regozijo, o trabalho do Grupo 19 continua, porquanto Israel retirou o passaporte a Vanunu e pretende impedi-lo de viajar para fora do país, o que constitui uma violação flagrante dos seus direitos mais fundamentais, não apenas porque já cumpriu a sentença a que foi condenado, como porque a justificação apresentada - ele poder revelar mais segredos - é absolutamente desprovida de sentido, dado que tudo o que pudesse saber já se encontra absolutamente desactualizado... há 18 anos! Na realidade, Israel pretende evitar que ele revele pormenores sobre o rapto de que foi alvo em Itália, o seu julgamento secreto e outras graves irregularidades que embaraçam as autoridades.

A Amnistia Internacional lançou no dia 5 de Março uma campanha mundial contra a violência sobre as mulheres, com o lema "Está nas nossas mãos - acabem com a violência sobre as mulheres". Segundo um estudo baseado em 50 inquéritos de todo o mundo, pelo menos "uma em cada três mulheres foi agredida, obrigada a manter relações sexuais ou sujeita a outro tipo de abuso", e, "em geral, o autor dos abusos é um familiar ou conhecido". Para simbolizar a emergência desta situação, a Amnistia escolheu oito histórias de mulheres (violadas, espancadas, feridas, assassinadas) de oito países espalhados pelo mundo. Ajude a AI nesta campanha.

Realizou-se no dia 13 de Dezembro a sessão de encerramento da VI Mostra de Vídeos sobre Direitos Humanos, que decorreu entre 10 e 12 de Dezembro em várias escolas do concelho de Sintra. A iniciativa teve lugar na Casa da Juventude da Câmara Municipal de Sintra, nas Mercês, e consistiu na exibição do documentário "Crimes of War", seguida de debate com os jornalistas Fernando Sousa e Mário Dujisin. Durante a tarde houve ainda a declamação de poesia pela actriz Rita Miguel, do Grupo de Teatro "Tapa-Furos". A Mostra de Vídeos contou mais uma vez o apoio da Câmara Municipal de Sintra e da Casa da Juventude.

O Grupo 19 lançou um weblog, uma espécie de diário online, possível através do sistema Blogger.com. Chamado "BLOG 19", este weblog pretende ser uma ferramenta de comunicação entre activistas do Grupo 19 e entre estes e o público que consulta a página do Grupo. Nesta nova ferramenta poderá encontrar notícias actualizadas sobre o Grupo, a Amnistia e os direitos humanos.

No 4º. aniversário do referendo pela independência de Timor-Leste, assinalado a 30/8, a Amnistia Internacional lançou uma nova campanha para que sejam julgados os responsáveis pela violência de 1999 e para que as vítimas não tenham de esperar mais quatro anos para que seja feita justiça. A 30 de Agosto de 1999, o povo de Timor-Leste votou esmagadoramente pela independência da Indonésia. Nos dias seguintes, cerca de 1300 pessoas foram assassinadas pelas forças de segurança indonésias e pelas milícias pró-indonésias que se opunham à independência. Os crimes cometidos neste período foram tão numerosos e sistemáticos que são considerados crimes contra a humanidade. Quatro anos depois, a maioria das vítimas e das suas famílias continuam à espera de justiça.

A Secção chilena da Amnistia Internacional lançou a campanha “Esmeralda”, nome navio da armada chilena que foi utilizado como centro de detenção e tortura no anos 70. O navio continua a navegar à volta do mundo durante todo o ano, como um símbolo lícito de impunidade. Junte-se à AI peça à Armada chilena que revele toda a verdade sobre as violações de direitos humanos cometidas a bordo do "Esmeralda" e que os responsáveis sejam punidos, de forma respeitar as vítimas.

A Amnistia Internacional lançou o Relatório Anual de 2003, em versão portuguesa, na data do seu aniversário, dia 28 de Maio, no Teatro "A Barraca". O lançamento foi precedido de uma curta dramatização por parte de actores d'"A Barraca", que representaram algumas das vítimas de casos individuais trabalhados pela AI, ao longo dos seus 42 anos de existência. Saiba mais através da página internacional ou da página da Secção Portuguesa.

No dia 30 de Setembro, data que assinala o 16º aniversário do rapto ilegal de Mordechai Vanunu, o Grupo realizou mais uma acção de protesto junto à embaixada de Israel em Lisboa. À hora de almoço foram distribuídos folhetos junto de uma encenação da cela de Vanunu e ao fim da tarde foi realizada uma vigília. A acção decorreu em simultâneo com outras iniciativas em várias cidades do Mundo.

Em Abril de 2002 foi lançada a nova página do Grupo 19, exclusivamente dedicada a Mordechai Vanunu. Além de explicar os meandros deste caso, que se arrasta há 17 anos, e que o Grupo tem vindo a seguir já há 7 anos, contem também as últimas novidades e sugestões de acções que todos podemos fazer para ajudar Vanunu. Visite a nova página.

Dezembro 2002: A 5ª Mostra de Vídeo Direitos Humanos em Imagens, organizada pelo Grupo 19 em colaboração com a Casa da Juventude da Câmara Municipal de Sintra, decorreu nos dias 4,5,6 e 7 de Dezembro.

Junho 2002: A exposição de desenhos "Os Direitos das Crianças vistos pelas Crianças", organizada pelo Grupo 19, realizou-se no dia 1 de Junho, na Casa da Juventude da Câmara de Sintra.

Maio 2001: Passados 13 anos sobre o massacre de 14 índios Ticuna ocorrido em Capacete, no Brasil, foi finalmente feita justiça! O julgamento dos 14 acusados aconteceu no dia 28 de Maio de 2001, resultando em condenações a penas de prisão entre os 15 e os 25 anos. Saiba mais sobre este dossier de acção do Grupo 19 desde há alguns anos.

Outubro 2000: Amnista Internacional lança campanha mundial contra a Tortura.