terça-feira, 28 de maio de 2019

Chamem-nos, e hoje, como há 58 anos, diremos: Presentes!


O esmagamento da Primavera de Pequim foi há trinta anos

Quase trinta anos depois do esmagamento da Primavera de Pequim, nos dias 3 e 4 de Junho de 1989, continuam por esclarecer e castigar os responsáveis pela morte, prisão ou desaparecimento de milhares de pessoas que pediam pacificamente a democratização do regime chinês. Sensíveis à história e aos direitos humanos, e solidários com as vítimas da Praça da Paz Celestial, os alunos da Escola Profissional Gustave Eiffel juntaram-se aos protestos dinamizados pelo Co-grupo China da Amnistia Internacional Portugal assinando dezenas de postais exigindo ao Presidente Xi Jinping a investigação profunda dos factos dessa data trágica, o castigo dos responsáveis e a indemnização dos sobreviventes ou dos familiares. 


Jovens solidários

Fim de sessão na Escola Profissional Gustave Eiffel, Queluz, com os alunos do professor Nelson Marujo. Muito interesse, muita participação. Outra sessão memorável do Grupo 19, a quarta em poucos dias. 


quarta-feira, 22 de maio de 2019

Bons encontros

Uma excelente sessão na secundária Miguel Torga, já nossa conhecida, no dia 17, e outra igualmente feliz na profissional Gustave Eiffel, secção de Queluz, hoje de manhã. Tema comum: os direitos da mulher no contexto geral dos direitos humanos. Obrigado professora Maria João Carapinha, da Torga, obrigado Nelson Marujo e alunos da Eiffel que assinaram o postal exigindo às autoridades chinesas luz e justiça sobre os acontecimentos de Tiananmen, de 1989. Pelo meio, um novo encontro com o Rotary Clube de Sintra, que este ano completa aqui 40 anos. Parabéns, rotários.