Mostras anteriores

EXTENSÃO DA XI MOSTRA:



11 de Julho: Design Atrás das Grades, 21h30
12 de Julho: Gandhi's Children, 21h30

Condições de acesso ao recinto:
PÚBLICO-ALVO: m/12
LOCAL: Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro
PREÇO: Sócios Cineclube, Amnistia Internacional e ART (entrada livre aos portadores de cartão de associado válido para o ano em curso), não sócios 4€
RESERVAS: cinetelheiras@gmail.com
TRANSPORTE: Metro Telheiras, linha verde – Autocarros 747, 767, 778.
DATA E HORA: 11 e 12 JULHO // 21:30
+ INFO: http://cineclubetelheiras.blogspot.pt


XI Mostra de Documentários sobre Direitos Humanos

A Amnistia Internacional Portugal – Grupo 19, em colaboração com o Centro Cultural Olga Cadaval, promove a realização, entre os dias 14 e 16 de dezembro de 2012, da XI Mostra de Documentários sobre Direitos Humanos, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a necessidade de promoção e defesa dos Direitos Humanos. Durante três dias serão exibidos documentários, alguns deles inéditos, sobre temas distintos, realizados em diversos países, com o intuito de fornecer uma perspetiva alargada sobre alguns dos desafios que se colocam aos Direitos Humanos na atualidade. O ano de 2011 foi rico de conflitos mas também de sinais de mudança. Mas o contraste entre a coragem dos cidadãos que saíram à rua em muitos países do mundo para exigir uma sociedade mais respeitadora dos Direitos Humanos, e por isso mais justa, e o fracasso das lideranças incapazes de responderem a esses apelos com ações concretas, e aí temos, entre outros, o caso da Síria, deixou clara a necessidade do reforço da exigência no quadro de uma sociedade mais bem informada e formada, o objetivo desta iniciativa, pelo terceiro ano consecutivo nas salas do Centro Cultural Olga Cadaval.

Realizadores e especialistas analisarão, com a Amnistia Internacional, alguns dos documentários logo após a sua projecção. Serão ainda realizadas atividades complementares relacionadas com temas e campanhas da Amnistia Internacional em curso.

PROGRAMA | SINOPSES

SESSÃO DUPLA [Marcação Prévia - Escolas]

50 Anos da Amnistia Internacional | 14 de dezembro – 10h30

Produzido pelo premiado documentarista e realizador Jeff Dupree e pela produtora Show of Force, este poderoso filme retrata os 50 anos de trabalho da Amnistia Internacional e desafia-nos a continuar a mudar o mundo, todos juntos, defendendo os Direitos Humanos para todos.

Realização: Jeff Dupree; EUA, 2011, 15’ | M/12
Disponível aqui: http://www.youtube.com/watch?v=K9pZ3dorFEo


Os Invisíveis | 14 de dezembro – 10h45

Todos os anos, no México, centenas de migrantes latino-americanos deparam-se com o rapto, a violação, o roubo e o assassínio. Empurrados por uma pobreza extrema e pela insegurança nos seus países de origem, viajam através do México na esperança de chegarem aos Estados Unidos e de aí terem uma vida melhor. Mas demasiadas vezes os seus sonhos tornam-se pesadelos. Dividido em quatro partes, Os Invisíveis vem expor a realidade por trás de uma das viagens mais perigosas do mundo e revela algumas dessas histórias, até agora por contar, de quem se atreve a atravessar a fronteira, na procura de um futuro melhor.

Realização: Marc Silver & Gael Garcia Bernal; México, 2010, 30’ | M/12
Trailer disponível aqui: http://www.youtube.com/watch?v=j0Sc2wu51-E

Gandhi’s Children | 14 de dezembro – 15h30

Gandhi’s Children (As crianças de Gandhi) não é um documentário sobre os seus parentes mais próximos. É um documentário sobre o seu legado: a Índia. É um documentário sobre como encontramos as crianças da Índia nos dias de hoje, muitas décadas após o assassínio de Gandhi. O realizador conduz-nos pela Índia, através de uma jornada pessoal, para documentar os mais pobres e oprimidos, os que não podem falar. Gandhi’s Children é igualmente uma atrativa viagem visual, o que entretanto não alimentará nenhum dos muitos estômagos vazios do país. A Índia está destinada a ser uma das economias mundiais mais poderosas até 2015, no entanto, a maioria do seu povo vive ainda abaixo da linha de pobreza. O realizador desenvolve o seu trabalho através de quatro histórias – ou elementos: Terra, Fogo, Vento e Água. Cada uma à sua maneira mostra-nos as condições desumanas em que vivem várias comunidades, incluindo uma que se alimenta de ratazanas três vezes por dia. No entanto, o filme termina com uma mensagem de esperança. Mais de cem mil pessoas participam numa marcha não-violenta que faria Gandhi orgulhoso. Este grupo caminhou mais de 340 quilómetros durante nove meses com um objetivo: o direito à terra.

Realização: Vishnu Vasu; India, 2011, 56’ | M/12

Trailer disponível aqui: http://youtu.be/M2qcX3mLZAw


"Estou para Aqui Assim" | 14 de dezembro - 21h30 - Pequeno Auditório

Esta curta-metragem é uma versão estendida (versão não-oficial) do vídeo vencedor do concurso "micro filmes para macro causas" no ano de 2010. Um concurso organizado pela Santa Casa da Misericórdia, o Clube Português de Artes e Ideias e em parceria com o Sapo vídeos. 

A versão original pode ser visualizada aqui: http://blip.tv/rte-digital/estou-para-aqui-assim-3842732 
Realização: Diogo Pessoa de Andrade; Portugal, 2010, 4' | M/12

Design Atrás das Grades | 14 de dezembro – 21h30 – Pequeno Auditório
(A sessão contará com a presença da realizadora)

Do pequeno estúdio de costura do Estabelecimento Prisional de Tires sai uma mistura de idiomas. Aqui são produzidas as consagradas malas La.ga. Design Atrás das Grades junta algo de improvável num mundo que procura um futuro sustentável: prisões e design. De segunda a sexta, três reclusas selecionadas pelo sistema prisional trabalham numa oficina de costura onde produzem malas imaginadas por designers portugueses. Yau, uma chinesa que anda a tentar aprender português, Iracy, uma brasileira que quando não está a costurar refugia-se nos livros, e Vicky, uma romena que tem cada vez mais dificuldade em responder às perguntas difíceis dos filhos sobre o seu paradeiro, têm um trabalho na prisão.
Mas mais do que uma mera ocupação do tempo sempre pesado de uma pena de prisão e a aprendizagem diária de técnicas de costura e de design, este espaço transforma-se numa maneira de aceitarem a sua condição de vida atrás das grades e de costurarem novas formas de encararem o futuro. Na Venezuela, Yanetzi deixou para trás a vida da prisão mas levou com ela o sonho da costura. Com o dinheiro que ganhou em Tires, comprou uma máquina de costura como meio de conquistar a sua liberdade.

Realização: Margarida Leitão; Portugal, 2012, 91’ | M/12

Trailer disponível aqui: http://www.youtube.com/watch?v=9g3d_zm5Pc8

O Preço do Sexo | 15 de dezembro – 21h30 – Pequeno Auditório

Um documentário que nos fala sobre jovens mulheres do leste europeu que foram arrastadas para o submundo do abuso e tráfico sexual. É uma história contada por sobreviventes, um filme que dá voz às mulheres silenciadas pela vergonha, o medo e a intimidação. Mimi Chakarova, uma fotojornalista que cresceu na Bulgária, elaborou uma investigação pessoal no mundo obscuro do tráfico de sexo da Europa Oriental para a Turquia, Dubai e Grécia. Contado através das histórias pessoais destas mulheres, recorrendo a filmagens secretas e fotografias, este documentário expõe as raízes do problema que continua a permitir que mulheres sejam vendidas para prostituição contra sua vontade e examina o que pode ser feito para o impedir.

Realização: Mimi Chacarova; Moldávia, 2011, 72’ | M/16
Trailer disponível aqui: http://www.youtube.com/watch?v=3ZGPEclrEEM 

SESSÃO DUPLA

16 de Dezembro – 16h00 | Pequeno Auditório

Vou Contar para Meus Filhos

Entre 1969 e 1979, 24 mulheres estiveram presas na Colónia Pdeenal Feminina do Bom Pastor, em Recife (PE), por lutarem pela igualdade social e a democracia numa época em que o Brasil enfrentava uma ditadura militar. Passados 40 anos, o reencontro delas, que hoje moram em diferentes estados do país, traz de volta não apenas os laços de solidariedade que surgiram no presídio mas também a lembrança de um Brasil que tentou calar vozes e violentar sonhos. Este é um filme-memória indispensável para quem acredita na força de um ideal e na consciência política de um povo. Para quem não duvida que o tempo e a distância são incapazes de abalar amizades verdadeiras. Uma história para jovens e adultos que se deve manter viva por gerações.

Realização: Tuca Siqueira; Brasil, 2011, 24’ | M/12
Trailer disponível aqui: http://www.youtube.com/watch?v=h5A0AxUpcWI

A Cidade dos Fotógrafos

Durante o período da ditadura de Pinochet, um grupo de chilenos fotografou os protestos e a sociedade chilena nas suas mais variadas facetas. Na rua, ao ritmo dos protestos, estes fotógrafos formaram-se e criaram uma linguagem política. Para eles, fotografar foi uma prática de liberdade, uma alternativa para poder continuarem a viver. As suas fotografias serviram para apoiar o testemunho das vítimas da ditatura e foram essenciais para a abertura de processos por parte da justiça. Alguns deles foram reprimidos brutalmente, outros assassinados. Mas na sua maioria continuam vivos. Eles representam o trágico passado político do Chile e a metamorfose da sociedade chilena. É deles que fala este filme.

Realização: Sebastián Moreno; Chile, 2006, 80’ | M/14
Trailer disponível aqui: http://www.youtube.com/watch?v=B9lKgBENntw

Ligações
Página da XI Mostra no Facebook
Centro Cultural Olga Cadaval 



2011

X Mostra de Documentários sobre Direitos Humanos


A Amnistia Internacional Portugal – Grupo 19, em colaboração com o Centro Cultural Olga Cadaval, promove a realização, entre os dias 2 e 4 de dezembro de 2011, da X Mostra de Documentários sobre Direitos Humanos, com o objetivo de sensibilizar a comunidade para a necessidade de promoção e defesa dos Direitos Humanos. Durante três dias serão exibidos documentários, alguns deles inéditos, sobre temas distintos, realizados em diversos países, com o intuito de fornecer uma perspetiva alargada sobre alguns dos desafios que se colocam aos Direitos Humanos na atualidade. Após o sucesso da IX Mostra, a primeira a decorrer no Centro Cultural Olga Cadaval, esperamos que mais público se junte a nós em mais uma edição que decorrerá em pleno aniversário dos 50 anos da Amnistia Internacional.

Para além dos documentários, serão ainda realizadas atividades complementares relacionadas com temas e campanhas da Amnistia Internacional.

PROGRAMA | SINOPSES

Os Invisíveis | 2 de dezembro – 10H30 – Pequeno Auditório [Marcação Prévia - Escolas]
Todos os anos, no México, centenas de migrantes latino-americanos deparam-se com o rapto, a violação, o roubo e o assassínio. Empurrados por uma pobreza extrema e pela insegurança nos seus países de origem, viajam através do México na esperança de chegarem aos Estados Unidos e de aí terem uma vida melhor. Mas demasiadas vezes os seus sonhos tornam-se pesadelos. Dividido em quatro partes, Os Invisíveis vem expor a realidade por trás de uma das viagens mais perigosas do mundo e revela algumas dessas histórias, até agora por contar, de quem se atreve a atravessar a fronteira, na procura de um futuro melhor.
Realização: Marc Silver & Gael Garcìa Bernal; Documentário, México, 2010, 30’, Betacam SP [Sem intervalo entre as duas sessões]

50 Anos da Amnistia Internacional | 2 de dezembro – 11h05 – Pequeno Auditório [MP]
Produzido pelo premiado documentarista e realizador Jeff Dupre e pela produtora Show of Force, este poderoso filme retrata os 50 anos de trabalho da Amnistia Internacional e desafia-nos a continuar a mudar o mundo, todos juntos, defendendo os Direitos Humanos para todos.
Realização: Jeff Dupree; Documentário, EUA, 2011, 15’, Betacam SP

BURMA VJ | 2 de dezembro – 15h30 – Pequeno Auditório [MP]
Desde de 1992, o Myanmar, a antiga Birmânia, no Sudeste asiático, está sob controlo da uma ditadura militar chefiada pelo general Than Shwe. A repressão política, social e étnica controla a sociedade e os movimentos de contestação. Os meios de comunicação social estão sob total controlo do governo militar, tornando quase impossível qualquer manifestação de desagrado ou de protesto. Apesar de tudo isso, em 2007 um grupo de monges budistas liderou uma revolta contra o Estado que chegou a reunir mais de 100 mil pessoas em luta contra a opressão violenta da junta. Os media oficiais ocultaram a revolta. Porém, um grupo de jovens vídeo-jornalistas, armados com câmaras de vídeo digital escondidas, saiu às ruas para cobrir a revolução. Formavam a Voz Democrática da Birmânia, também conhecida como Burma VJs. Os Burma VJs filmaram os protestos, os atos violentos cometidos por agentes da polícia, militares e funcionários, e, de seguida, enviaram clandestinamente as filmagens para a Tailândia. Anders Østergaard, uma das pessoas que teve acesso às filmagens vindas da Birmânia, compilou um documentário fruto do trabalho dos Burma VJs, trazendo um olhar de como a nova tecnologia se torna uma arma na tentativa de revolução do povo birmanês e o seu papel na luta por um país democrático.
Realização: Anders Østergaard; Documentário, 2008, Dinamarca (com recolha de imagens em vários países), 84’, Betacam SP

12 Angry Lebanese | 2 de dezembro – 21h30 – Pequeno Auditório | ESTREIA em Portugal
Durante 15 meses, 45 presos, alguns dos quais iletrados, trabalham em conjunto para apresentar uma adaptação da famosa peça 12 Angry Men de Reginald Rose – conhecida mundialmente através do filme de Sidney Lumet, protagonizado por Henry Fonda. A escolha do texto, que aborda os temas do perdão, do autodesenvolvimento, do estigma e da esperança, não foi acidental. Daccache adicionou monólogos, músicas e coreografias ao texto original, a partir de criações dos presos. Este impressionante documentário inclui ensaios, sessões de drama terapia e entrevistas, revelando a dignidade e o desespero dos presos, bem como a energia e paciência da carismática Daccache.
Realização: Zeina Daccache; Documentário, 2009, Líbano, 78’, Betacam SP

Lixo Extraordinário | 3 de dezembro – 21h30 – Pequeno Auditório
Filmado ao longo de dois anos, entre agosto de 2007 a maio de 2009, Lixo Extraordinário acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de captadores de materiais recicláveis, com o objetivo inicial de retratá-los. No entanto, o trabalho com essas personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar as suas vidas fora daquele ambiente. A equipa tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano.
Realização: Lucy Walker; Documentário, Brasil, 2010, 99’, Betacam SP

Testemunhos de um Etnocídio: Memórias de Resistência | 4 de dezembro – 21h30 – Pequeno Auditório
Depois de 40 anos dedicados ao cinema documental, Marta Rodríguez recupera a memória do etnocídio dos povos indígenas na Colômbia, entre testemunhos e arquivos fílmicos, usando a própria voz e a dos líderes indígenas. A documentarista seguiu o extermínio destas culturas ancestrais desde que começou a filmar o massacre dos guahibos e sicuanis, no munícipio de Planas, em 1970, até aos violentos acontecimentos que desencadearam o massacre dos awá, no dia 26 de agosto de 2009, quando foram assassinadas cruelmente 12 pessoas, incluindo sete crianças. Os povos indígenas colombianos estão em risco de desaparecer devido ao conflito armado, pelo que este documentário vem apelar à solidariedade e ao acompanhamento dos processos de resistência que enfrentam as organizações indígenas.
Realização: Marta Rodríguez; Documentário, Colômbia, 2007-2011, 56', Betacam SP

Trailers
Os Invisíveis
Burma VJ
12 Angry Lebanese
Lixo Extraordinário
Testemunhos de um Etnocídio: Memórias de Resistência
Amnistia Internacional: 30 anos em Portugal, 50 contra a opressão (versão integral)

Ligações
Página da X Mostra no Facebook
Folheto da programação de 2011
Centro Cultural Olga Cadaval 



2010

IX Mostra de Documentários sobre Direitos Humanos





A Amnistia Internacional Portugal – Grupo 19, em colaboração com o Centro Cultural Olga Cadaval, promove a realização, entre os dias 10 e 12 de Dezembro de 2010, da IX Mostra de Documentários sobre Direitos Humanos, com o objectivo de sensibilizar a comunidade para a necessidade de promoção e defesa dos Direitos Humanos.

Durante três dias serão exibidos documentários, alguns deles inéditos, sobre temas distintos, realizados em diversos países, com o intuito de fornecer uma perspectiva alargadas sobre alguns dos desafios que se colocam aos Direitos Humanos na actualidade. Programa:

Hortas Di Pobreza estreia na IX Mostra de Documentários sobre Direitos Humanos

Hortas Di Pobreza, de Sara de Sousa Correia, é a estreia da IX Mostra de Documentários sobre Direitos Humanos. O G19 apresenta aqui o film teaser. Trata-se de um documentário sobre raízes locais em tempo de trocas globais. Retrata uma comunidade rural de agricultores de etnia balanta, de uma aldeia no remoto Sul da Guiné-Bissau, cujos habitantes vivem, como quaisquer pequenos produtores em qualquer parte do mundo, processos de transformação social derivados de políticas económicas e interesses globais.


Hortas Di Pobreza [Film teaser] from sa ra on Vimeo.

PROGRAMA | SINOPSES DOS DOCUMENTÁRIOS



CHINA BLUE | 10 de Dezembro – 10H30 – Pequeno Auditório [Marcação Prévia - Escolas]

China Blue leva-nos ao interior de uma fábrica de blue jeans, onde Jasmine e os seus amigos tentam sobreviver a um duro quotidiano. Mas quando o dono da fábrica fecha um novo negócio com um cliente do Ocidente que força estes trabalhadores teenagers a redobrar o trabalho, a confrontação torna-se inevitável. Filmado clandestinamente na China, em condições difíceis, este documentário mostra-nos em profundidade o que, tanto a China, como as companhias internacionais retalhistas não querem que nós vejamos: a forma como as roupas que usamos são realmente feitas.
Realização: Micha X. Peled; Documentário, Estados Unidos da América, 2005, 86’, ficheiro (com legendas em português)
Actividade Paralela: Debate com os alunos – 35 minutos aproximadamente (10 minutos de pausa para lanche entre o filme e o debate.)

CHILDREN OF GAZA | 10 de Dezembro – 16h00 – Pequeno Auditório [MP – E ]

Em Dezembro de 2008, a Força de Defesa Israelita lançou uma campanha para anular a capacidade do Hamas de lançar rockets e granadas de morteiro contra Israel. Entre os 1300 palestinianos mortos em consequência dessa acção havia 300 crianças. Após o cessar-fogo, o realizador Jezza Neumann, distinguido com um prémio BAFTA, foi a Gaza para aí seguir durante um ano as vidas de três crianças. Rodado nos escombros do que restou da Faixa de Gaza, crescentemente isolada pelo bloqueio que impede as pessoas de refazer as suas casas e as suas vidas. Children of Gaza é uma reflexão intimista, comovente e chocante sobre uma extraordinária coragem em face da adversidade.

Realização: Jezza Neumann; Documentário, Inglaterra, 2010, 49’, ficheiro
(com legendas em português)
Actividade Paralela: Debate com membros da Amnistia e outros convidados.

HORTAS DI POBREZA | 10 de Dezembro – 21h30 - Pequeno Auditório | ESTREIA

Atravessando caminhos de terra e cabras no Sul da Guiné-Bissau, é possível encontrar Pobreza, uma aldeia balanta isolada no fim de uma remota península de sal. Aparentemente perdida no tempo e envolta por mato denso, a tabanca não vive alheia às dinâmicas económicas dos mercados globais. Os sacos que outrora daí saíam cheios de arroz di bolanha para vender, levam agora o novo ouro da terra: o caju. “Djintis ka tem gós!" Os filhos da terra estão a migrar. Em Pobreza restam mãos enrugadas, que depositam agora a esperança nas novas "hortas" de caju, a castanha que produzem e não comem.

Realização: Sara Correia de Sousa; Documentário, 2010, 60’, DVD
(com legendas em português)
Actividade Paralela: Debate com a presença da realizadora.

HASTA LA ÚLTIMA PIEDRA | 11 de Dezembro – 16h00 - Pequeno Auditório

No início de 2005, um novo massacre de camponeses na Comunidade de Paz de San José de Apartadó deixa sete mortos em duas famílias. O Governo colombiano usa este incidente como pretexto para deslocar para ali uma força policial de 150 homens. Os aldeãos, receosos de se encontrarem numa situação de fogo cruzado entre as forças militares, paramilitares e da guerrilha, decidem abandonar as suas casas e construir uma nova aldeia em terras da própria comunidade. Mas os ataques mortais continuam e os aldeãos acusam os militares da maior parte deles. O seu estatuto de comunidade de paz não lhe é reconhecido, mas a aldeia mantém a sua resistência pacífica.

Realização: Juan José Lozano; Documentário, CH/Colômbia 2006, 58’, DVD
(com legendas em português)
Actividade Paralela: Debate com membros da Amnistia e outros convidados.

LES ARRIVANTS | 11 de Dezembro – 21h30 – Pequeno Auditório | PRÉMIO INDIELISBOA

Caroline e Colette são assistentes sociais em França. Caroline é jovem e impulsiva; Colette, mais velha, é compassiva e desorganizada. Todos os dias, chegam-lhes famílias inteiras do Azerbaijão, do Congo, do Iraque ou de outros países longínquos. Vêm com ou sem bagagem, com ou sem passaporte, de avião ou em camiões, e pedem asilo em França. Uma manhã é Zahra, uma jovem da Eritreia grávida de oito meses; no dia seguinte são os Kanesha, uma família do Sri Lanka com dois filhos; e depois os Wong, que vêm directamente da Mongólia. Nos seus olhos cansados, vemos um medo imenso, mas simultaneamente uma grande determinação. Vêm de tão longe e têm tantas esperanças. Como responder a esta enchente de angústia e necessidade? Com estas famílias é o mundo inteiro que desembarca na vida de Caroline e Colette e na nossa também. Um mundo caótico e violento. A estratégia dos realizadores de seguirem personagens/pessoas específicas apresenta bons resultados: homens e mulheres que os media renegam e tratam como simples faits divers ganham neste filme forma humana e uma verdadeira existência, tornando-se reais.

Realização: Claudine Bories, Patrice Chagnard; Doc; França, 2009, 111', Beta Digital PAL
Prémio RTP Pulsar do Mundo e Prémio AMNISTIA INTERNACIONAL no IndieLisboa‘10

ILHA DA COVA DA MOURA | 12 de Dezembro – 16h00 - Pequeno Auditório

Na área da Grande Lisboa, o nome Cova da Moura nunca foi sinónimo de bem-estar, educação ou prosperidade. Pelo contrário, esteve sempre associado à ideia de violência, insegurança, perigo, ou, na melhor das hipóteses, de falta de instrução ou simplesmente pobreza. O documentário de Rui Simões não pretende apenas procurar o outro lado do bairro e fazer um retrato positivo da sua comunidade. O objectivo deste projecto não é o de apagar uma série de ideias feitas mas procurar as causas e efeitos desses preconceitos. Assim, o realizador seguiu o quotidiano deste bairro, descobrindo neles reflexos de Cabo Verde e procurando os modos como a exclusão social se combate ou perpetua nas vidas dos seus moradores.
Realização: Rui Simões; Documentário, Portugal, 2010, 95', Beta Digital PAL
Prémio AMNISTIA INTERNACIONAL - Menção Honrosa no IndieLisboa‘10

Actividade Paralela:
17h45 – Conversa com a presença do realizador Rui Simões
18h30 – Debate de encerramento da mostra [temas: retrospectiva da mostra e preocupações actuais da amnistia]


Anos anteriores: