Membros do Grupo 19

Marta Mourão, natural de Tomar, 1958. É professora de Educação Musical. Apesar de licenciada em Serviço Social, foi na área da Educação que desenvolveu toda a sua vida profissional. Trabalhou em diversas escolas públicas, onde leccionou todos os níveis de ensino, do básico ao superior - formação de professores - passando pelo técnico profissional e pela educação de adultos, incluindo projectos em estabelecimentos prisionais. Participou em múltiplos movimentos cívicos e esteve na formação de associações culturais e de desenvolvimento local. Membro da Amnistia Internacional Portugal desde 2005, integra o Grupo 19 desde 2009. É coordenadora do Grupo 19 | Sintra desde Maio de 2015.


Rui Camacho Palma, Master in Taxation pelo Institute of Advanced Legal Studies da University of London e licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. É advogado, docente universitário e autor de livros e artigos jurídicos em publicações nacionais e estrangeiras. Membro da AI Portugal desde 1992, foi Coordenador do Grupo 19 | Sintra entre 2002 e 2005. Nos últimos anos, para além do trabalho geral no âmbito do Grupo, tem-se dedicado em particular às sessões em escolas. É tesoureiro do Grupo 19 | Sintra desde Maio de 2015.


Isabel Gorjão Santos nasceu em Agualva em 1975. Licenciou-se em Comunicação Social na Escola Superior de Jornalismo do Porto, em 1993, e mais tarde concluiu a licenciatura e o mestrado em História Moderna e Contemporânea no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Hoje é doutoranda em Estudos sobre a Globalização na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Jornalista, começou o seu percurso profissional na redação do Comércio do Porto, em 1994, na secção de desporto. Passou depois por diversas revistas de tecnologia, como a BiT ou Computerworld, até integrar a redacção do Público, de 1999 a 2013. Aí acompanhou a área das tecnologias de informação e comunicação, até 2006, passando depois para a secção Mundo onde escreveu sobre várias questões da actualidade internacional, muitas delas ligadas aos Direitos Humanos. Deu aulas de Comunicação na Universidade de Cabo Verde. Integrou o Grupo 19 da Amnistia Internacional em meados dos anos 90. Gosta de contar histórias onde quer que elas aconteçam e, quando calha, pisca o olho ao teatro. Secretária do Grupo 19 | Sintra desde Maio de 2015.

Catarina Carreira

(Biografia em breve)



Susana C. Gaspar é actriz, professora de teatro e mediadora cultural. Licenciou-se em Ciências da Cultura – com especialização em Comunicação e Cultura na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 2008. É Mestre em Educação Artística – especialização em Teatro na Educação, pela Escola Superior de Educação de Lisboa. Recentemente dirigiu e interpretou Lampedusa (Vencedora Jovens Criadores 2012 - CPAI), sobre os refugiados e requerentes de asilo que atravessam o mediterrâneo e Corpo-Mercadoria, sobre tráfico de seres humanos. Dirigiu o projeto de intervenção teatral e apresentação final “Ser Mulher Aqui – Teatro, Género e Comunidade”, na Tapada das Mercês, com participantes do Clube das Mulheres. Para além da formação em teatro, tem formação em Educação para o Desenvolvimento (aidglobal), Curso e-Learning de Sensibilização sobre Asilo e Refugiados (CPR) e Educação Global: A Dimensão dos Direitos Humanos (The Network University). Participou em diferentes formações da Amnistia Internacional Portugal. Foi coordenadora do Grupo 19 | Sintra entre 2012 e Abril 2015. Foi eleita Presidente da Direção da Amnistia Internacional Portugal para o mandato 2015-2017.
 
 
Raquel Maló Almeida, mestre em Gestão Cultural, pelo ISCTE; pós-graduada em Direitos Humanos e Democratização, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; e licenciada em Relações Internacionais, pelo ISCSP/UTL. Membro da AI Portugal desde 2001, realizou o estágio curricular na área da Educação para os Direitos Humanos, em 2000, foi Vogal da Direção nos mandatos de 2003/2005 e 2005/2007 e Secretária da Mesa da Assembleia Geral no mandato 2007/2009. Desde 2011 é membro do Grupo 19 | Sintra e foi Secretária da mesma estrutura entre 2012 e 2015. Foi presidente do Conselho Fiscal, de Responsabilização e Controlo da AI Portugal entre 2012-2013. Integrou a delegação da AI Portugal presente no ICM 2007 (Morelos) e representou a AI Portugal na reunião internacional de Media Officers de Istambul (2004). De entre as inúmeras ações desenvolvidas enquanto ativista, destaque para a colaboração nas doze edições do Campo de Trabalho para Jovens.

Fernando Sousa nasceu em Sintra, em 1952. Estudou na Faculdade de Direito de Lisboa. Jornalista. Trabalhou nas redacções do Tempo, Diário de Notícias e Público, de que foi co-fundador, e em vários outros órgãos de comunicação social, enquanto colaborador ou correspondente em Portugal. Especializou-se em particular na questão de Timor-Leste, ajudando a mantê-la na agenda política durante os anos de parcimónia ou resignação, nos assuntos da América Latina e nos Direitos Humanos. Enviado especial a mais de duas dezenas de países, incluindo conflitos abertos, como Angola. Foi crítico de teatro. Aderiu à Amnistia Internacional em 1983, tendo pertencido à Mesa da Assembleia Geral (1993-1994) e sido think thank e membro suplente da Direcção em 2010. Co-fundador do Grupo 19 | Sintra, de que foi coordenador entre 1989-1994 e 2009-2011. Integrou missões da AI Portugal a Cabo Verde, em 2002 e 2003, e Moçambique, em 2003 e 2004. Formador, na AI, na área da Educação para os Direitos Humanos, junto das forças de segurança, guardas-prisionais e escolas. Prémio da Associação Cultural Alagamares, área da Cidadania, 2011. Episodicamente bloguista. É colunista, crítico literário e dramaturgo.


Marta Leandro é membro da AISP há cerca de duas décadas. Vive em Lisboa, é licenciada em Relações Internacionais. Quanto à sua atividade profissional, foi professora, jornalista (secções Internacional, Política, Sociedade, tendo-se especializado em Jornalismo de Ambiente) e assessora de imprensa/ relações públicas. Trabalha atualmente como perita de RI no setor das telecomunicações (ANACOM), onde representa Portugal na área internacional, em diversas organizações internacionais, tendo já coordenado diversas pastas (cooperação, satélites, regulação rádio, entre outras). É apaixonada pela natureza (além dos DH!) e faz voluntariado em diversos projetos, além da AI (apoio aos sem-abrigo, Re-food, Iniciativa de Transição de Telheiras e horta partilhada de Telheiras). Promotora do uso da bicicleta como transporte quotidiano, pedala todos os dias entre a casa e o trabalho. 









Luís Batista, nasceu a 9 de Janeiro de 1984. Licenciou-se em Gestão de Recursos Humanos na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Iniciou o seu percurso profissional como técnico de Recursos Humanos no Grupo Impala, sendo posteriormente atribuído o cargo de responsável de Recursos Humanos. Abraçou o projecto da Amnistia Internacional desde Dezembro de 2012 e posteriormente juntou-se ao Grupo 19 em Sintra. Participa também noutros projectos como a United Nations for a Free Tibet.

 





Adelaide Miranda, nasceu a 27 de Fevereiro de 1952, em Lisboa. Concluiu o antigo 5º ano liceal e o curso de Tradutora de Línguas Estrangeiras e Secretariado da antiga Escola Lusitânia Feminina. Tem também o curso de assistente de terra da TAP. Trabalhou durante 20 anos num banco como secretária de administração, direcção internacional e tradutora. Tem 20 anos de trabalho independente como terapeuta e massagista, abrangendo diversas áreas. Coordenadora do Núcleo de Sintra da Associação C.A.S.A. Centro de Apoio ao Sem abrigo e Famílias Carenciadas há 3 anos.


Ana Rita Antunes

(biografia em breve)


Carla Dias

(Biografia em breve)



David Ruah

(Biografia em breve)




Sem comentários:

Enviar um comentário